quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Menezes mostra as garras totalitárias


Menezes começa a mostrar os reais objectivos... que as Câmaras não tenham vereadores da oposição e que a Lei seja alterada a tempo das próximas autárquicas!
São os chamados executivos monocolores!
Para onde caminha o Poder Local Democrático? que fiscalização haverá?

(clica para ver a notícia)

sábado, 17 de novembro de 2007

Quinta de S. Romão - o fim?

A propósito da construção do centro de dia em S. Romão do Coronado, procederam a alterações no muro exterior da quinta que deixam antever que o edifício não será para recuperar.
A confirmar-se, será mais um atentado ao património construido do concelho.

Resta-nos a esperança desta gente (o PSD) ser corrida da gestão da Câmara Municipal da Trofa antes de conseguir demolir o edifício da quinta.

Neste processo, o presidente da Junta (e presidente da Associação de Solidariedade do Coronado que vai "gerir" o centro de dia) não sai imune, sendo até co-responsável por este atentado!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Escolaridade e Emprego

Durante o debate do OE2008 na Assembleia da República, o ministro do Trabalho afirmou que o emprego qualificado estava a crescer em Portugal porque o nível de escolaridade da população empregada estava a aumentar.
Na altura o Grupo Parlamentar do PCP confrontou-o com dados do INE que mostravam que isso não se estava a verificar, mas o Ministro pura e simplesmente recusou esses dados oficiais.

Utilizando apenas dados oficiais do INE, o economista (e deputado do PCP) Eugénio Rosa analisa a relação entre nível de escolaridade e ocupação de empregos qualificados, assim como a criação insuficiente de empregos qualificados em Portugal e suas consequências a nivel de emprego e desemprego.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

REVOLUÇÃO DE OUTUBRO



O PRIMEIRO COMUNICADO DO GOVERNO PROVISÓRIO SOVIÉTICO


O Governo Provisório foi deposto. O poder de Estado passou para as mãos do órgão do Soviete de deputados operários e soldados de Petrogrado – o Comité Militar Revolucionário –, que se encontra à frente do proletariado e da guarnição de Petrogrado. A causa pela qual o povo lutou – a proposta imediata de uma paz democrática, a supressão da propriedade latifundiária da terra, o controlo operário sobre a produção, a criação de um Governo Soviético – esta causa está assegurada. Viva a revolução dos operários, soldados e camponeses!

O Comité Militar Revolucionário anexo ao Soviete de deputados operários
e soldados de Petrogrado
25 de Outubro (7 de Novembro) de 1917.

(In V. I. Lénine, Obras Escolhidas em três tomos, Edições «Avante!», Lisboa, pág. 390).



Para quem estiver interessado em conhecer mais sobre a Revolução de Outubro, aqui fica uma ligação importante:
90ºANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO