quarta-feira, 30 de maio de 2007

Sobre a Greve Geral - alguns dados

Muito se tem falado (e irá continuar a falar-se) da greve geral, das adesões, dos números, das percentagens.
Como as televisões, jornais e rádios não dão uma visão nacional e sector a sector da verdadeira dimensão da greve, deixo um contributo para uma melhor percepção.
Clica aqui para veres alguns dados.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Sobre o acordo do Metro para a Trofa...

Afonso Paixão (do PS, ex responsável concelhio e ex-vereador) escreve hoje n`O Notícias da Trofa a propósito do Acordo do Metro para a Trofa que:

Não há dúvidas que somos tratados como o parente pobre da Área Metropolitana: não temos a via dupla garantida (caso único) nem o prazo.

Não entendo por que razão temos que andar permanentemente em estudos. Se não tivessem retirado o comboio, andariam agora a pedir-nos para aceitarmos a troca. Enfim....ás vezes confia-se ingenuamente.

Creio que não é preciso dizer muito mais, apenas lembrar que Joana Lima e Bernardino Vasconcelos disputam agora os louros de uma vitória que não existe.

Mais uma vez, é caso para dizer: HAJA VERGONHA!!!

terça-feira, 22 de maio de 2007

Mais uma metira do PS/Trofa

O Jornal de Notícias de hoje diz que o PS esteve "desde a primeira hora a favor da extinção da TROFAGUAS e/ou da sua integração nos serviços municipais".

Esta é uma grande mentira!

Não é verdade que o PS tenha estado desde a primeira hora com a extinção da TROFAGUAS.

Por exemplo, alguém se lembra como votou o PS aquando da criação da TROFAGUAS?


Já em 2005, em plena campanha autárquica o PS quando não conseguia fugir a esta questão refugiava-se no NIM (ou seja nem sim nem não).
Já depois da tomada de posse dos actuais eleitos autárquicos na Câmara e Assembleia Municipais, o PS manteve a sua reserva quanto à extinção da TROFAGUAS.

Para onde caminha este PS?


segunda-feira, 21 de maio de 2007

Acordo sobre o Metro...???

Os jornais anunciam que hoje, as 17h00, será assinado um acordo entre o Governo e a Junta Metropolitana do Porto sobre o Metro.
Este alegado acordo apenas representa cedências:
  1. Linha da Trofa não tem garantias de duplicação,
  2. Governo vai ter a maioria na gestão deste projecto metropolitano,
  3. as indemnizações compensatórias do governo continuam por ser negociadas, o que faz com que os preços dos bilhetes sejam tão altos e pode inclusive pôr em causa a viabilidade deste projecto.
A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP emitiu hoje um comunicado que transcrevo:

Junta Metropolitana do Porto de cócoras perante a sede centralizadora do Governo!

1. O projecto do Metro encontra-se quase completamente bloqueado pelo governo há quase dois anos por sua decisão de não avançar com qualquer obra, limitando-se a concluir o que estava em curso.

O Acordo que será hoje assinado entre a Junta Metropolitana do Porto (JMP) e o Governo para o Metro do Porto, segundo as noticias vindas a público, confirma as preocupações anteriormente manifestadas pela DORP do PCP com a JMP a ceder às intenções de um governo que apregoa a descentralização mas impõe a centralização da gestão de um projecto metropolitano, que lhe permite gerir as obras com base em eventuais critérios eleitoralistas e consoante os seus interesses.

Este arranjo do Bloco Central de interesses na JMP (PSD/PS), que entrega a maioria da Comissão Executiva da Metro do Porto ao Governo, é profundamente lesivo para a região e retira um importante centro de decisão da Área Metropolitana do Porto, aumentando ainda mais a sua perda de influência.

2. Sobre as indemnizações compensatórias, fundamentais para a viabilização de um projecto de serviço público como aquele que defendemos para o Metro do Porto, pelo que se conhece nada consta do Acordo.

Desde sempre exigimos da parte do Governo uma outra postura na atribuição das indemnizações compensatórias porque se impõe que as verbas a transferir pelo Governo sejam ajustadas à realidade do serviço público prestado e à da Grande Área Metropolitana do Porto. Recorde-se que a realidade actual penaliza, em termos relativos, a população desta região que, segundo dados do INE, tem menor poder de compra e maior taxa de desemprego.

3. Quanto aos projectos em torno dos quais alegadamente se chegou a acordo, a DORP do PCP critica o facto de continuar adiada a segunda linha de Gondomar, que iria abranger a zona urbana daquele concelho que hoje é pior servida por transportes públicos, nomeadamente a freguesia de Valbom. Mesmo a construção da linha de Metro até à Venda Nova, em Rio Tinto, acrescenta muito pouco ao que serve actualmente a linha de Comboio.

Igualmente adiada, a julgar pela ausência de referencias nas noticias vindas a público, fica a segunda linha de Gaia o que levará a mais um atraso na resolução dos graves problemas de mobilidade na Área Metropolitana do Porto, principalmente no que diz respeito aos movimentos pendulares entre os concelhos de Gaia e do Porto.

Por fim, o que foi apresentado como avanço pelo presidente da JMP, o acordo sobre a linha da Trofa, não passa de um flop. Na verdade, o acordo que hoje será assinado não garante que a duplicação da linha entre o ISMAI e a Trofa avance, podendo colocar em causa a própria rentabilidade deste troço.

Porto, 21 de Maio de 2007

A DORP do PCP

Acabou o campeonato... e agora?

Acabou o campeonato de futebol.
Na 1ª Liga o Porto foi Campeão e na de Honra (Liga Vitalis) o Trofense manteve-se.
E agora?
  • Será que sobrará mais tempo para se discutir os problemas do concelho e do país?
  • Será que se vai falar da Greve Geral (a greve contra a liberalização dos despedimentos, contra o aumento do custo de vida, contra o desemprego, contra a precariedade laboral)
  • Será que a população trofense se irá mobilizar a sério para impedir que o PSD (com o apoio do PS) prossiga com a ideia absurda de construir a Câmara na zona do Catulo (entre a capela e a antiga serração)

sábado, 19 de maio de 2007

Ao sabor do vento

No inicio da passada semana, foi definida a data de 1/Julho para as eleições intercalares em Lisboa. Na altura, PS, PSD, PCP e BE manifestaram o seu acordo.
Ontem o Tribunal Constitucional ordenou que fosse escolhida outra data.

O sr. José Sá Fernandes (cabeça de lista do BE) veio logo dizer que estava muito feliz com a decisão do Tribunal Constitucional.
Mesmo sendo um alegado independente, este homem já aprendeu uma das regras básicas do BE: adaptar o discurso a cada circunstancia e dizer o que parece ser melhor em cada momento, independentemente da coerência e dos princípios...

terça-feira, 15 de maio de 2007

Aprofundam-se divergências no poder trofense!

Depois de a Câmara Municipal da Trofa ter atabalhoadamente imposto a localização da futura Câmara na zona do catulo (com o acordo do PS), vêm agora a público as divergencias que se tentaram esconder.
O presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado escreveu uma carta aberta ao Presidente da Câmara sobre este assunto.
No essencial estou de acordo com o conteúdo, pois parece-me o mais lógico, o que permite alargar de forma sustentada a malha urbana do concelho e aproximar os Paços do Concelho da maioria das freguesias.

Este é o texto da carta aberta:


Meritíssimo Sr. Presidente da Câmara Municipal da Trofa Dr. Bernardino Vasconcelos

Trouxe V.Ex.a em Novembro de 2006, à Assembleia Municipal, para aprovação a realização de um plano de pormenor para o espaço compreendido entre a rotunda do Catulo até ao limite a sul do Bairro da Capela e entre a linha-férrea e a EN.14, para requalificação deste espaço e aí ser implantada a futura Câmara Municipal - Paços do Concelho.

Nessa reunião e como Presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, parte integrante da cidade da Trofa, afirmei que no nosso entendimento não era a melhor localização, pois tendo em conta a localização das freguesias que integram o concelho da Trofa, a sul da cidade, seria no triângulo Pateiras - Saprogal- Arbofil, em termos de COESÃO MUNICIPAL, o local apropriado.

Mas com o sentido da responsabilidade que nos caracteriza, afirmei então que, não sendo a melhor localização, concordava com a proposta apresentada, pois aquele espaço necessitava de uma requalificação e era considerado o centro da cidade da Trofa, embora salvaguardando alguns considerandos, tais como a urgente construção da variante à E.N.14, o edifício ser virado para sul sem barreiras nem fronteiras, com uma enorme praça, ...

Foi com espanto que constatei na Assembleia Municipal de Abril de 2007, a Câmara Municipal da Trofa, no sentido de agilizar o procedimento administrativo para a elaboração do projecto de requalificação desse espaço e aí edificar os Paços do Concelho, viu-se confrontada com o direito de propriedade daquele espaço público por parte da Junta de freguesia de S. Martinho de Bougado. Aliás com uma ameaça para tribunal administrativo para legitimar propriedade.

Sr. Presidente da Câmara:

Perante todo este problema administrativo sobre quem é detentor do direito à posse legítima deste nobre espaço público, Junta de S. Martinho de Bougado ou Câmara Municipal, perspectivam-se imensos problemas e atrasos para a obra que todos os Trofenses desejam e exigem e questiona-se mais uma vez a sua localização.

É o momento Sr. Presidente da Câmara para uma reflexão.

Esta é a melhor localização para os Paços do Concelho;

Problemas Burocráticos e infindáveis atrasos em perspectiva;

Localização das freguesias que integram o concelho da Trofa - a sul da cidade ;

COESÃO MUNICIPAL - o melhor e mais rápido acesso de todos os Trofenses

Nova centralidade;

Um espaço público de todos e para todos.

É tempo sim, Sr. Presidente da Câmara, para decidir e rápido...

Os Trofenses esperam que decida bem...

O concelho da Trofa merece e os munícipes assim o esperam.

Um abraço

Presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado

09-05-2007

António Costa Azevedo

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Paulo Portas - o demagogo!

Paulo Portas vei ao Porto para andar de metro e dizer que o governo tem que construir o Metro até à Trofa!
Bonito, mas que fez o senhor Paulo Portas para que o Metro viesse à Trofa quando foi membro de dois governos (Durão e Santana) até há dois anos atrás?

Haja vergonha com tanta demagogia!

Para este senhor parece valer tudo!

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Sobre as OTA`s, os TGV`s e afins...

Muito se tem falado sobre a localização do futuro aeroporto em Lisboa, o Aeroporto da OTA, sobre o comboio de alta velocidade, o de velocidade elevada e seus parentes.
Muito se fala mas a verdade é que o PS, escudado na maioria absoluta que detém na Assembleia da República se prepara para cimentar decisões sobre esta matéria.
A este propósito, fica um excerto de um documento apresentado pelo Grupo Parlamentar do PCP e que está em análise na Comissão do Poder Local da Assembleia da república:

"
o Grupo Parlamentar do PCP, tendo presente as profundas críticas que têm vindo a público sobre algumas das opções contidas no PNPOT, designadamente no que concerne à localização do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa e às suas implicações directas nas restantes modalidades de transportes, bem como à importância de uma visão mais objectiva das soluções em estudo para a alta velocidade (AV), velocidade elevada (VE) rede ferroviária convencional, rede portuária, rede aeroportuária, propõe: a eliminação de todas as referências à localização na OTA do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa constantes no PNPOT bem como de todas as propostas de transportes – ferroviários e rodoviários – a este associados. Propõe ainda a definição de um calendário para a apresentação de um Plano Nacional de Transportes e Logística, elaborado com a participação de todos os interessados, com objectivos sectoriais calendarizados e respectivas fontes de financiamento."

Parece sensata a proposta, resta esperar se terá colhimento...

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Parabens ao CAT!!!

Novamente as atletas do Clube Académico da Trofa conseguem um feito de relevo nacional: sagraram-se ontem campeãs nacionais de Voleibol Feminino!
Ao CAT, em particular às atletas, um justo reconhecimento.

Em piores lençóis parece estar o futebol masculino do Trofense que voltou a perder e, próximos do fim do campeonato, continua ainda por assegurar a manutenção na Liga de Honra.
Boa sorte!

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Novamente o Metro - HIPOCRISIA QUANTO BASTE!

Hipocrisia é o único adjectivo que me ocorre para comentar a noticia divulgada on-line pelo Jornal/Radio Trofa sobre a prioridade a dar a Trofa na concretização da linha do Metro.
Se há efectivamente esta vontade política da Junta Metropolitana do Porto, da Câmara da Trofa e do próprio PSD em defender a Linha de Metro até à Trofa (em via dupla, obviamente) porquê que continua a ser escondido o estudo que a própria Junta Metropolitana do Porto realizou?
Porque é que não usam os dados deste estudo sobre os milhares de utentes da linha?