terça-feira, 15 de maio de 2007

Aprofundam-se divergências no poder trofense!

Depois de a Câmara Municipal da Trofa ter atabalhoadamente imposto a localização da futura Câmara na zona do catulo (com o acordo do PS), vêm agora a público as divergencias que se tentaram esconder.
O presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado escreveu uma carta aberta ao Presidente da Câmara sobre este assunto.
No essencial estou de acordo com o conteúdo, pois parece-me o mais lógico, o que permite alargar de forma sustentada a malha urbana do concelho e aproximar os Paços do Concelho da maioria das freguesias.

Este é o texto da carta aberta:


Meritíssimo Sr. Presidente da Câmara Municipal da Trofa Dr. Bernardino Vasconcelos

Trouxe V.Ex.a em Novembro de 2006, à Assembleia Municipal, para aprovação a realização de um plano de pormenor para o espaço compreendido entre a rotunda do Catulo até ao limite a sul do Bairro da Capela e entre a linha-férrea e a EN.14, para requalificação deste espaço e aí ser implantada a futura Câmara Municipal - Paços do Concelho.

Nessa reunião e como Presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, parte integrante da cidade da Trofa, afirmei que no nosso entendimento não era a melhor localização, pois tendo em conta a localização das freguesias que integram o concelho da Trofa, a sul da cidade, seria no triângulo Pateiras - Saprogal- Arbofil, em termos de COESÃO MUNICIPAL, o local apropriado.

Mas com o sentido da responsabilidade que nos caracteriza, afirmei então que, não sendo a melhor localização, concordava com a proposta apresentada, pois aquele espaço necessitava de uma requalificação e era considerado o centro da cidade da Trofa, embora salvaguardando alguns considerandos, tais como a urgente construção da variante à E.N.14, o edifício ser virado para sul sem barreiras nem fronteiras, com uma enorme praça, ...

Foi com espanto que constatei na Assembleia Municipal de Abril de 2007, a Câmara Municipal da Trofa, no sentido de agilizar o procedimento administrativo para a elaboração do projecto de requalificação desse espaço e aí edificar os Paços do Concelho, viu-se confrontada com o direito de propriedade daquele espaço público por parte da Junta de freguesia de S. Martinho de Bougado. Aliás com uma ameaça para tribunal administrativo para legitimar propriedade.

Sr. Presidente da Câmara:

Perante todo este problema administrativo sobre quem é detentor do direito à posse legítima deste nobre espaço público, Junta de S. Martinho de Bougado ou Câmara Municipal, perspectivam-se imensos problemas e atrasos para a obra que todos os Trofenses desejam e exigem e questiona-se mais uma vez a sua localização.

É o momento Sr. Presidente da Câmara para uma reflexão.

Esta é a melhor localização para os Paços do Concelho;

Problemas Burocráticos e infindáveis atrasos em perspectiva;

Localização das freguesias que integram o concelho da Trofa - a sul da cidade ;

COESÃO MUNICIPAL - o melhor e mais rápido acesso de todos os Trofenses

Nova centralidade;

Um espaço público de todos e para todos.

É tempo sim, Sr. Presidente da Câmara, para decidir e rápido...

Os Trofenses esperam que decida bem...

O concelho da Trofa merece e os munícipes assim o esperam.

Um abraço

Presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado

09-05-2007

António Costa Azevedo

Sem comentários: