domingo, 27 de janeiro de 2008

MAIS UM CASO DE FALHA DO INEM

Na passada quarta feira, uma senhora faleceu após se ter sentido mal em pleno centro da Trofa.
Após ter sido realizada uma chamada para o INEM, a ambulância só chegou cerca de meia hora depois.
Ao contrário de que deveria ser, a ambulância não veio de nenhum dos hospitais vizinhos (Santo Tirso ou Famalicão). Estranhamente, a viatura do INEM que chegou ao local era proveniente do Hospital Pedro Hispano (em Matosinhos)!!!!!
Se viesse, como era de esperar, de Santo Tirso ou de Famalicão demoraria pelo menos metade do tempo!!!!!!!!

É mais um exemplo de descoordenação dos meios de emergência médica neste nosso país!

Contudo, fica a dúvida: se a ambulância tivesse chegado em cerca de 10 ou 15 minutos haveria hipóteses de salvar a senhora?

O que dirá o ministro Correia de Campos a esta situação?

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto há que lamentar uma Morte.

Mas esta noticia leva-me a esclarecer alguns pontos.

Trofa - Tem uma corporação de Bombeiros Voluntários com Ambulancias.

Santo Tirso - Tem duas Corporações de Bombeiros Voluntários, do INEM so TEm uma Viatura SIV(Suporte Imediato de Vida, tripulata por tum Tripulante de Ambulancia Especializado e um Enfermeiro/a)que em Janeiro ainda não funcionava sem não estou em erro.

Famalicão - Tem Tem duas corporações de Bombeiros Voluntários, uma das quais os Bombeiros Voluntários de Famalicão tem um carro VSAM (Veiculo de Socorro e Assistencia Medica) - que podem ver aqui neste link a foto dessa viatura http://www.bombeiros-portugal.net/album_page.php?pic_id=9956 - e uma viatura tripulada por um Socorrista/motorista, Medico e Enfermeiro/a Voluntarios. Ou seja se disponiveis e com solicitação do INEM a viatura sai em Socorro.


conforme a citação:
"Após ter sido realizada uma chamada para o INEM, a ambulância só chegou cerca de meia hora depois.
Ao contrário de que deveria ser, a ambulância não veio de nenhum dos hospitais vizinhos (Santo Tirso ou Famalicão). Estranhamente, a viatura do INEM que chegou ao local era proveniente do Hospital Pedro Hispano (em Matosinhos)!!!!!
Se viesse, como era de esperar, de Santo Tirso ou de Famalicão demoraria pelo menos metade do tempo!!!!!!!!"

o que eu posso dizer e o seguinte, talvez pude-se ir uma Ambulancia dos Bombeiros da Trofa socorrer a Senhora, eram os meios mais proximos.
relativamente a viatura "INEM que chegou ao local era proveniente do Hospital Pedro Hispano (em Matosinhos)!!!!!" deveria ser uma VMER(Viatura Médica de Emergência e Reanimação) é um veículo de intervenção pré-hospitalar, destinado ao transporte rápido de uma equipa médica directamente ao local onde se encontra o doente. Esta equipa é constituída por um médico e enfermeiro, dispõe de equipamento para o Suporte Avançado de Vida em situações do foro médico ou traumatológico. pode ser obtida mais informação no link -http://www.inem.pt/pagegen.asp?SYS_PAGE_ID=488759

talvez fosse isso que tive-se acontecido, porque vir uma Ambulancia de Matosinhos esta fora de questão.
Primeiro tinha que ir da Trofa, Sto Tirso, Famalicão, Cruz Vermelha de Ribeirão(Famalicão).

Atenção que não estou a ilibar o INEM das asneiras que fazem.

Apenas estou a esclarecer como funcionam algumas coisas.

Pedro
"tenho dito"