quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Paços do Concelho - Hipocrisia do PS e PSD

Acabo de escrever um texto sobre a localização dos Paços do Concelho para o Noticias da Trofa.
Já tinha escrito sobre o assunto há dois anos, na sequencia da Assembleia Municipal que havia discutido e aprovado a localização.
Como o texto mantém total actulidade, (re)publico-o aqui...

Paços do concelho

Negócio ou simples opinião?

Quando toda a gente pensava que a Câmara seria construída na zona da antiga feruni, o PSD/Bernardino Vasconcelos surpreende tudo e todos apresentando a proposta para que seja construída na zona do Catulo!

A surpresa foi tanta que os vereadores do PS ainda hoje devem estar a tentar perceber como é que votaram a favor!

Dos argumentos utilizados pelo presidente da Câmara destaca-se o facto do preço inerente à construção do edifício na antiga serração ser muito inferior ao da construção na zona onde queriam fazer anteriormente. Mas isto é apenas “de boca” porque não há qualquer estudo que sustente esta opinião. É que quando a Câmara foi questionada sobre estudos, disse que os tinha mas nunca esteve disponível para os mostrar. O PSD impôs que a Assembleia Municipal votasse a proposta que queria aprovar mas escondeu os estudos que disse ter!

A construção dos Paços do Concelho, futura sala de visitas da Trofa, terá que ser vista de uma forma diferente daquela com que encaramos um simples negócio.

É lógico que toda a rede de transportes públicos seja repensada tendo em conta a localização da Câmara. Será que queremos congestionar ainda mais a zona do Catulo levando para lá centenas de pessoas todos os dias para tratar dos seus assuntos na Câmara?

E o estacionamento? Será utilizado o parque Senhora das Dores? Ou vão construir parques de estacionamento?

E se pensam construir a Câmara naquele local, porquê que permitiram recentemente a instalação da agência de um banco naquele local? Quanto vai custar a indemnização?

E porquê a escolha da TROFA-PARK para fazer a parceria para a construção dos Paços do Concelho? Não deveria a Câmara exigir mais daquela empresa relativamente ao seu objectivo inicial, a construção da ALET?

O presidente da Câmara e o PSD têm todo o direito de mudar de opinião. No entanto, em assuntos de vital importância para o futuro do concelho justifica-se uma discussão mais aprofundada sobre as várias alternativas.

Quando o PSD/Bernardino Vasconcelos quiseram ter a população do seu lado multiplicaram-se em apresentações e discussões públicas. Agora que têm a maioria absoluta, confundem-na com poder absoluto e decidem o que querem sem dar explicação a ninguém!

Em consciência, ninguém pode dizer se este local é melhor que outro se não conhecer todas as implicações que possam proporcionar. Para isso existe a possibilidade de realização de estudos sobre viabilidade económica, sobre mobilidade da população das oito freguesias, sobre potencialidades de desenvolvimento local e até sobre a possibilidade de sinergias com outras infraestruturas.

O PSD/Bernardino Vasconcelos resolveu impor a localização da Câmara na zona do Catulo, fê-lo de forma atrapalhada e apressada, como se fosse fundamental decidir no imediato e sem conhecer mais nada. Infelizmente não vai ter a mesma pressa para construir a Câmara e entretanto continuará a pagar milhares de contos todos os anos de alugueres de edifícios!

Alguém percebe esta gente?


Jaime Toga (Dezembro de 2006)


2 comentários:

Há_Dias disse...

Caro Jaime,

tenho duas perguntas:

1ª - A Trofa tem uma rede de transportes?

2ª - Não será mais importante avaliar as reais necessidades da população da Trofa, desde logo a mobilidade desta, ao invés de enterrar dinheiro num projecto magnânimo como a construção dos Paços do Concelho?

Continuo a dizer que acredito que Bernardino Vasconcelos e o executivo queiram o melhor para a Trofa. Mas depois de realmente terem começado pelo essencial, saneamente básico e educação (construção de escolas e demais infra-estruturas). Existem coisas que ainda são mais que elementares na Trofa.
Desde logo, acabar com o trânsito no Catulo, a revitalização da Estação da CP e ainda a criação de infra-estruturas que permitam a crescente mobilidade da população trofense.

Perante esta situação, não precisamos de Paços do Concelho para coisa rigorosamente nenhuma. Pelo menos por enquanto.

Jaime Toga disse...

Olá, caro Há_Dias!
Respondendo às suas perguntas, cá vai:

1ª- Não, não tem uma rede de transportes, nem há um tratamento complementar e integrado com as operadoras privadas de autocarros.
Mas isso não quer dizer que se construa o futuro sem pensar na criação de uma rede de transportes.
Habituei-me a caminha cerca de 6km por dia para frequentar a escola secundária. Hoje a zona onde morava já é servida por autocarros, no futuro espero que muitas mais também sejam.
Não defendo a criação dos transportes urbanos da Trofa, pelo menos neste momento. Mas já imaginou o que passam os habitantes de inúmeras zonas do concelho para ir ao centro de saúde, aos correios, às finanças ou à Câmara?

2ª- não questiono as intenções de Bernardino Vasconcelos. questiono as muitas das suas prioridades e dos seus métodos.
questiono a prioridade dos 3 anos de comissão instaladora dada aos esbanjamento de dinheiro com festarolas e com subsídios inconsequentes a colectividades. subsídios esses que teriam permitido construir várias infraestruturas para a prática de desporto. (hoje não há nenhum pavilhão verdadeiramente municipal, existe o de S. Romão que é partilhado com as aulas de escola EB2+3).
Questiono por exemplo o método seguido há dois anos para impor a localização dos Paços do Concelho na zona da serração/catulo/parques. Sem qualquer discussão séria e sem disponibilizar os estudos que dizia ter.
A construção dos Paços do Concelho não colidem com a necessária criação de outras infraestruturas nem com a conclusão da obra do saneamento e do abastecimento de água.
A construção dos Paços do Concelho, tal como defendo, potenciam a correcção de erros de planeamento que temos no centro da Trofa.

(lamento a resposta tardia, mas não tive oportunidade de o fazer anteriormente.)