quarta-feira, 25 de abril de 2007

Metro para a Trofa - sobre os desenvolvimentos de ontem

Ontem decorreu uma audiência parlamentar a pedido do PCP para analisar a situação do Metro. Ministro e Secretária de Estado estiveram presentes para responder aos deputados.
Sobre a Trofa há a destacar o facto de o governo assumir a possibilidade de avançar com o concurso no primeiro semestre de 2008.
Contudo, a Metro do Porto e a Junta Metropolitana continuam a esconder o estudo sobre a viabilidade da duplicação da linha da Trofa, podendo desta forma comprometer irremediavelmente a duplicação da linha da Trofa.
Há ainda uma outra questão que não pode deixar de ser destacada. É que a linha da Trofa está prevista desde o início deste projecto. É a única da primeira fase que ainda não foi executada, já viu outras linhas que não estavam na primeira fase entrar em funcionamento (Aeroporto e V. N. Gaia)... mas neste processo futuro ainda verá as linhas de Gondomar (Até Venda Nova) e de Gaia (até Cedro) avançar antes da linha da Trofa.
Digam o que quiserem, a capacidade de influencia e o poder negocial da Câmara da Trofa é muito reduzido neste processo. Por uma questão de humildade democrática, era justo que Bernardino Vasconcelos reconhecesse que geriu mal este processo.
Será que algum dia o vai reconhecer publicamente?

Sem comentários: