segunda-feira, 3 de março de 2008

50 MIL OU MAIS...


50 mil ou mais... foi a expressão usada por Jerónimo de Sousa perante um mar de gente que o ouvia no passado sábado no Rossio, na parte final da MARCHA - LIBERDADE E DEMOCRACIA convocada pelo PCP.
Um sinal de força, sem dúvida, mas acima de tudo um sinal de combatividade, de inconformismo e de disponibilidade para prosseguir a vanguarda da contestação às políticas do governo PS e, simultaneamente, afirmar um projecto alternativo para o país.

Na marcha afirmou-se a democracia nas suas diversas vertentes (politica, economica, social e cultural) e denunciou-se os sucessivos ataques à liberdade que têm sido protagonizados pelo PS no governo.

A Lei dos Partidos e do seu financiamento (que permite ingerências na vida interna do Partidos e multiplicou a subvenção estatal aos Partidos), a Lei eleitoral autárquica (que pretende atribuir maiorias absolutas mesmo nos casos que o Povo não decida dessa forma), o encerramento de serviços e o ataque às funções sociais do Estado, a Leis laborais e muitos outros motivos levaram muitos mil a esta marcha.

Fica claro que temos Partido!
Que outro Partido conseguiria realizar uma iniciativa desta dimensão?

5 comentários:

Há_Dias disse...

Liberdade e Democracia...
Palavras de ordem vindas de um partido onde aos militantes nem lhes é dado liberdade para escolher o seu lider...
Palavras vindas de um partido que em certos países impõe regimes ditatoriais...
Palavras vindas de um partido que convida terroristas que sequestram e matam pessoas inocentes para a sua maior festa...

Na minha opinião palavras vindas de um partido assim caem em saco roto...

Jaime Toga disse...

caro há dias,
1º - As tuas palavras espelham um profundo desconhecimento do funcionamento do PCP.
2º - que outro Partido além do PCP faz a discussão do seu programa de acção (Resolução do Politica dos Congressos) com todos os militantes? sim, todos?
3º - que outro Partido valoriza o funcionamento democrático, o trabalho colectivo e a integração de todos (pensem como pensarem) como o PCP?
4º - onde que outro Partido é capaz de manter no órgão máximo (no caso o comité central) o anterior líder, a participar de igual para igual com o actual líder e com todos os outros membros desse organismo?
5º - que outro Partido lutou como o PCP contra a ditadura, pela liberdade e pela democracia?
6º - que outro Partido teve os seus principais quadros a dar a vida pela democracia?
7º - que outro Partido mantém a coerência de princípios e é incapaz de moldar o seu discurso conforma os interesses eleitorais?
8º - que responsabilidade tem o PCP (Partido Comunista Português) no que se passa noutros países?
(sabes que, mesmo durante a ditadura de Salazar, nunca o PCP permitiu a ingerência de outros Partidos Comunistas na definição da sua orientação política?
9º - sobre a Festa do Avante... só quem lã vai é que é capaz de falar dela...

Anónimo disse...

mesmo não sendo militante do PCP, há coisas que são óbvias.
nem sempre estou de acordo com Jaime Toga, mas desta vez ele tem razão!

Há_Dias disse...

Não desdigo, nem discordo da sua resposta.
Mas afirmo que lutar pela democracia e depois do 25 de Abril tentar impôr uma ditadura comunista não joga a favor do PCP. Festa do Avante, nunca fui, nem sequer penso em ir, estar conotado com terroristas colombianos não faz parte da minha forma de ser.

E acho também que as utopias de Markx e Hengels já lá vão... Há uma coisa que eles não contavam e que faz parte do Mundo... A evolução natural das coisas e a imperfeição do Mundo em que vivemos. Escrito é tudo muito bonito, no entanto a realidade é mesmo outra e temos de lidar com ela. O PCP não evolui e muito menos lida com a realidade.

Sinceramente, e isto é uma critica a todos os partidos políticos actualmente. Não sou socialista, muito menos populista, aliás não me encontro no cenário político nacional tal o descrédito nas pessoas e nas instituições que elas representam. Mas acho deplorável ver os partidos APROVEITAREM-SE, porque é isso que fazem, aproveitam-se de uma manifestação e das fragilidades das pessoas para fazerem campanha política.

O governo que este país tem é mau, mas a oposição, consegue ser ainda pior...

Eu sou optimista, e quero acreditar que a classe política em Portugal vai melhorar, mas não se afigura nada fácil...

Jaime Toga disse...

mais uma vez, caro há dias...
Não me parece que seja conhecedor da a obra teórica de Marx e Hengels... materialismo dialéctico, já ouviu falar?
Quanto ao resto, o preconceito explica o seu sentimento.
Já analisou o Programa e os Estatutos do PCP? Já os leu despido de preconceitos?
...e a Festa do Avante? que outro espaço político cultural consegue juntar gerações de portugueses? que outro espaço consegue ter milhares de jovens em perfeita harmonia com crianças velhos e menos velhos?
Quanto à esperança no futuro do país... sim, tenho esperança, mas também tenho a convicção de que é possível uma justa distribuição da riqueza e, com isso, acabar com muitas injustiças.