Esta iniciativa terá "apenas" um conteúdo político, já que sabemos à partida que o PS vai chumbar esta Moção.
Mas será que o conteúdo das alterações que o Governo PS propõe ao Código do trabalho justificam esta Moção?
Vejamos alguns exemplos do que o PS quer:
- A facilitação dos despedimentos individuais sem justa causa, colocando todos os trabalhadores em situação precária e agravando os mecanismos de chantagem e condicionamento da vida dos trabalhadores.
- A desregulamentação do horário de trabalho, dando mais poder às entidades patronais, afectando a vida pessoal dos trabalhadores e das suas famílias.
- A manutenção da eliminação do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador, admitindo que a contratação colectiva possa estabelecer condições e direitos inferiores aos que estão consagrados no próprio Código do Trabalho.
- O propósito de redução dos salários e remunerações quando os trabalhadores portugueses conhecem dificuldades cada vez maiores na sua vida, têm dos salários mais baixos em toda a Europa, enquanto os preços dos bens e serviços essenciais têm preços ao nível ou mesmo superiores a muitos outros países.
- A tentativa de liquidação da contratação colectiva, indo mais longe que o Código Trabalho aprovado pelo PSD e o CDS na aplicação da caducidade, para eliminar os importantes direitos resultantes da luta de décadas e que a contratação colectiva consagra, prevendo que 18 meses após a entrada em vigor do Código do Trabalho todos os contratos ou acordos colectivos de trabalho possam caducar.
- O ataque, fragilização e enfraquecimento da organização sindical.
Por tudo isto, vale mesmo a pena levar à Assembleia da República a indignação dos trabalhadores, a revolta de quem é explorado... exigir que a dignidade de quem trabalha não seja mais beliscada.
Vale a pena a Moção de Censura do PCP a este governo PS!
Sem comentários:
Enviar um comentário