sexta-feira, 27 de junho de 2008

Paços do Concelho




Escrevi, em artigo de opinião n`O Notícias da Trofa, alguns factos recentes que tendem a ser esquecidos.


Para que fique disponível também aqui, cá vai a transcrição do texto:




PAÇOS DO CONCELHO
Interesses e "cambalhotas" politicas

Acompanhem-me numa pequena retrospectiva da evolução do processo, referindo dois factos relevantes.

Primeiro, na última campanha eleitoral autárquica, o PSD defendeu antiga feruni como a localização ideal para os Paços do Concelho. Confesso que esta solução me agrada pois permite criar uma nova centralidade, além de alargar o núcleo urbano para uma zona que não está ainda mutilada pelos erros urbanísticos dos últimos anos.

O outro facto é que, um ano depois das eleições, o PSD (com apoio do PS e do CDS) impôs a localização dos futuros Paços do Concelho na zona do Catulo, dizendo que tinha estudado como alternativas a antiga feruni e o actual estádio do Trofense. Só a CDU votou contra esta localização, condenando o facto de a maioria PSD/Bernardino Vasconcelos ter escondido os estudos que dizia ter.

Os factos e os alegados interesses.

Agora, depois da contestação e de muitas trapalhadas sobre os terrenos do Parque, o PSD/Bernardino Vasconcelos dá o dito por não dito e recua. Recua dizendo que vai estudar três alternativas: a zona do Catulo (antiga serração e parte dos terrenos do Parque), a zona da antiga feruni e... a zona da Estação da Trofa!!!

Sem que ninguém esperasse, deixou cair a ideia (absurda) de construir a Câmara no capo de futebol do Trofense e apresenta como terceira alternativa a zona da Estação.

Acontece que, há mais de um ano, se comenta na Trofa a existência de um projecto imobiliário para a zona da Estação, que envolve a construção de prédios e da futura Câmara. Ao que parece, este projecto imobiliário é da autoria de um gabinete de projectos da terra e de uma empresa de construção civil!

Significa isto que, muito antes de o presidente da Câmara falar publicamente desta possibilidade, já alguns interessados avançavam com projectos e tentavam convencer pessoas desta localização.

Outro aspecto digno de ressalva é o facto de na zona da Feruni os terrenos estarem a ser alvo de grande especulação, não faltando interessados na sua compra. Aguém sabe quanto valorizaram os terrenos ao longo dos últimos seis ou sete anos? Qual vai ser o lucro dos actuais proprietários com toda esta discussão?

Sinceramente, se o PSD queria construir a Câmara na zona da Feruni, porquê que não avançou com mecanismos que permitissem travar a especulação imobiliária? Quantos anos mais vamos aguardar pelo PDM e pelos Planos de Pormenor para pôr cobro à especulação imobiliária?

Por fim, uma referência ao artigo do António Barbosa na última edição. António Barbosa parece o Manuel Alegre do PSD/Trofa. Primeiro foi com a Trofáguas a escrever neste jornal um artigo bastante crítico, para depois ajudar a afastar a CDU do órgão que tem poder de fiscalização desta empresa municipal.

Agora escreveu sobre os Paços do Concelho, deixando clara a preferência pela localização na zona da antiga Feruni. Contudo, esqueceu-se dessa preferência e esqueceu-se de escrever no seu artigo que na Assembleia Municipal defendeu e votou a localização dos Paços do Concelho na zona do Catulo!

A terminar, deixo duas pequenas questões:

Quanto custa o projecto encomendado a um Arquitecto de renome internacional para a localização dos Paços do Concelho na antiga serração, que agora irá para o lixo?

Se o presidente da Câmara tem realmente estudos que dizem que a melhor localização é na antiga serração, porquê que nunca os mostrou e agora recua na decisão?

Jaime Toga

Sem comentários: