quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A distribuição de riqueza no Portugal de Sócrates

Em conferência de imprensa recente, o PCP denunciou alguns dos números que espelham o contraste entre a dureza da vida de quem trabalha e o bem estar de quem os explora.

Aqui ficam 3 parágrafos dessa conferencia de imprensa:


Os lucros dos cinco maiores grupos bancários em conjunto com a GALP, PT, EDP e SONAE somaram mais de 5,3 mil milhões de euros em 2006.

A remuneração média de cada membro de conselho de administração das empresas cotadas na bolsa representa 31,5 mil euros/mês e uma grande parte destes administradores foram aumentados sessenta vezes mais que um trabalhador comum.

As fortunas dos 100 mais ricos de Portugal aumentaram 35,8% em apenas um ano, atingindo o valor de 34 mil milhões de euros, o que daria para pagar um salário mensal de 500 euros a um milhão de trabalhadores durante 5 anos. O mais rico entre os ricos (Belmiro de Azevedo), em apenas um ano praticamente duplicou a sua fortuna passando de 1 779 milhões, para 2 989 milhões de euros.


O texto integral da conferencia de imprensa pode ser consultado em:
http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=30313&Itemid=245

1 comentário:

Anónimo disse...

Lá está a crise. Pelas contas apresentadas, não há dúvida que estas palavras apenas servem para amedrontar as pessoas de reinvidicarem e para que estes tipos continuem a aumentar de forma escandalosa a sua fortuna. Deixo também uma nota, sou sensível aos voluntários que dão o seu melhor à porta dos "Modelos" e dos "Continentes", no entanto quem mais lucra com as ofertas é precisamente o Belmiro e não as pessoas supostamente beneficiadas com as ofertas, essas ficam na mesma ou pior do que já estavam... - Adérito Machado - Rio Tinto - Gondomar