quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Papa nas Américas

O chefe da igreja católica (o Papa) está por estes dias nos Estados Unidos. A sua ida surge na sequência de inúmeros escândalos sexuais envolvendo padres, que a comunicação social nacional tem ignorado mas que têm causado grande impacto no mundo. aqui ficam alguns registos esclarecedores:
19 de Março de 2002 No decorrer da Operação Candyman, o FBI detém mais de 80 pessoas e desarticula uma rede internacional de pornografia infantil. Segundo a BBC, entre os acusados aparecem, além de outros "pilares da sociedade", vários sacerdotes.
24 de Maio de 2002 Na sequência de diferentes escândalos sexuais, Rembert Weakland, arcebispo de Milwaukee, renuncia horas depois de Paul Marcoux, também sacerdote, declarar, no canal ABC, que fora abusado sexualmente por Weakland. Tudo se passou há mais de 20 anos, ao fim dos quais Marcoux decidiu quebrar um "pacto de silêncio" que custou meio milhão de dólares. João Paulo II aceita a renúncia. Quase em simultâneo, o bispo de Lexington é afastado momentaneamente do cargo, depois de três denúncias. Dois sacerdotes de Nova Iorque e Maryland são detidos pelo mesmo tipo de abusos. A BBC revela que, só na diocese de Boston, há mais de 400 acusações contra ministros da igreja.
17 de Junho de 2003 Frank Keating ex-governador do Oklahoma e católico praticante foi escolhido para dirigir uma comissão nacional sobre abusos sexuais perpetrados por sacerdotes. A hierarquia faz-lhe a vida difícil e tem de renunciar depois de revelar que alguns bispos bloqueavam a sua pesquisa. Segundo ele, alguns bispos actuaram como membros de uma organização criminosa mais do que religiosa. "Portaram-se como La Cosa Nostra", afirmou
7 de Julho de 2004 Como resultado das compensações que teve de pagar às vítimas de abusos sexuais, a arquidiocese de Portland, Estados Unidos, declara-se falida. Segundo o arcebispo John G. Vlazny, não há dinheiro para indemnizar 50 vítimas de um sacerdote. Entende-se. Mais de 50 milhões de dólares já tinham sido entregues a 130 vítimas. A mesma notícia informa que, nos últimos 50 anos, segundo a Conferência Episcopal dos Estados Unidos, mais de quatro mil padres foram acusados de abuso sexual. Contudo, um estudo revela que só 4% dos abusadores foram acusados.
Março de 2008 Realmente, os sacerdotes pederastas estão a custar muito caro. Mercado Cristiano revela que, só em 2007, a igreja católica dos Estados Unidos pagou 665 milhões de dólares como compensações por abusos sexuais de menores, uma quantia que supera a que teve de pagar no ano anterior.



Mais palavras para quê?



1 comentário:

Há_Dias disse...

Tendo em conta que são os EUA, começo a duvidar da existência de tantos casos!!!