quinta-feira, 24 de julho de 2008

Juventude hipócrita ou inocente?


Com grandes noticias nos jornais locais e com dinheiro que chegue para propaganda, o PS lançou recentemente a estrutura da JS.
Parece algo muito próximo do que teve há 7 ou 8 anos. Uma estrutura em torno de um rapaz, que vê o seu papel e as suas propostas empoladas por quem necessita de dar imagem de força.
Este jovens saíram recentemente com uma tarjeta, à qual eles chamam de flayer, dirigida à Juventude.
Destacam nesta tarjeta 3 temas: Paços do Concelho, Juventude discriminada pela Câmara e Metro.
Vamos por partes...
Começo por salvaguardar que acho que a CMTrofa não tem política de Juventude, não se importa verdadeiramente com os jovens e também não quer que funcione o prometido Conselho Municipal da Juventude.

Sobre os Paços do Concelho, mais que importante, parece-me uma obra emblemática para a Trofa. Mas os jovens do PS esquecem-se de referir que os vereadores do PS votaram a favor da localização dos Paços do Concelho numa zona que previa a sua construção no Parque Sra das Dores!
Sobre a discriminação da juventude, estranho a não referencia a um dos principais problemas dos jovens hoje, a Habitação. Será porque o governo PS, com o Porta 65, acaba de fazer o maior ataque ao direito dos jovens à Habitação desde o 25 de Abril?
Por fim, sobre o Metro! Será da CMTrofa a principal responsabilidade no atraso da obra? Saberão os jovens do PS trofense que o governo tem maioria no conselho de administração do Metro? saberão que é por acordo do PS e do PSD que o Metro tem sido adiado e que, quando for construído não será em via dupla?

Estes jovens erram por ignorância ou por hipocrisia?

9 comentários:

Há_Dias disse...

a discussão está aberta...

http://jstrofa.blogspot.com/2008/07/flyer-js-trofa-verso.html

JS Trofa disse...

Caro Jaime Toga,
Aprecio muito que tome em atenção as nossas iniciativas é sinal que temos trabalhado numa oposição credivel.

Quero apenas corrigi-lo em alguns aspectos:
1. O PS nao lançou a JS aqui na Trofa. A JS Trofa surgiu por ela própria.
2. A JS Trofa nao anda em torno de um rapaz. Tem uma equipa coesa, trabalhadora, de jovens amigos que querem o melhor pela Trofa.
3. Acredite que nao precisamos de dinheiro para propaganda. Basta que acreditem em nós e mostremos um projecto credivel. Temos aprendido que nao é preciso dinheiro para fazer politica.

Quantos a alguns dos seus argumentos posso responder a alguns. Sim sabemos que agora a maioria do conselho de administração do Metro é do PS. Por isso é que finalmente o projecto está em marcha. Durante a maioria PSD o projecto esteve na gaveta e supostamente sem fundos.

hipocritas? Nao! Incocentes? Acreditamos nos sonhos. Ainda nao sabemos fazer politica, saber é representar os jovens que confiam em nós. Sabemos que a Trofa merece e pode muito mais. Os jovens podem contar connosco.

Caro Jaime Toga, como homem de esquerda penso que devia reconhecer o nosso ressurgimento.

Abraço,
Marco Ferreira

Jaime Toga disse...

Caro Marco Ferreira,
Não quis retratar com desdém a JS/Trofa. Nem quis centrar o meu post na questão interna do PS ou da JS.

Quis criticar (o que é normal em democracia) o conteúdo da vossa propaganda!

A questão do Metro parece-me a mais aberrante!
E a aberração é maior quando me dizes no comentário que "finalmente o projecto está em marcha"!
É anedota? É gozo? se está em marcha quando chega à Trofa?
Já estava em Marcha quando Joana Lima e Bernardino Vasconcelos disputaram espaço nos jornais para tentar colher os louros de um protocolo que na altura considerei um erro!
(podes consultar o post deste blog de 21 de Maio de 2007).

Em breve voltarei a escrever a Juventude e voltarei também a escrever sobre as mentiras e as inverdades do PS/Trofa.

Por fim, se te agrada que reconheça o vosso "ressurgimento" eu reconheço, embora nem tudo o que renasça seja forçosamente bom ou positivo.

Daniel Neira disse...

Caro Jaime Toga, não está Fazer campanha eleitoral. Estamos a cumprir o nosso manifesto eleitoral. No nosso manifesto prometemos que numa mentalidade pró-activa iríamos debater e debatermo-nos pela Trofa e pelos Trofenses. E é isso que estamos a fazer. Reduzir a JS ao PS é um erro, um erro que só se comete por “ ignorância ou hipocrisia”. Quanto ao rapaz: Esse Rapaz chama-se Marco Ferreira, Estuda Engenharia, na FEUP, e o mais jovem delegado da comissão Nacional da Js, e o primeiro Trofense desde a criação do concelho, a ocupar este lugar, faz parte da comissão distrital da JS Porto, secretario do nesup (núcleo de Estudantes Socialistas da universidade do Porto),
E presidente da Concelhia da js Trofa, Pertence a Comissão politica Concelhia do PS Trofa.
É esse rapaz, que que lidera uma equipe, um grupo de jovens que querem o melhor pela trofa, e continuam a ver o nosso concelho a divergir dos concelhos vizinhos. Mas erra mesmo isto que nos pretendíamos, relançar o debate, e conseguimos. Gostaria,”e isto e um pedido pessoal “, que não se confundisse o PS com a JS. Partilhamos as mesmas linhas de ideias, mas tal com o PCP e a JCP, somos organizações politicas independentes. Viva a democracia, viva a liberdade de Expressão, Viva a TROFA.

COm os melhores comprimentos

Daniel Neira

Jaime Toga disse...

Caro Daniel,
Tal como disse numa resposta anterior, não me quis referir com desdém à JS nem ao Marco Ferreira.
Quis e quero contestar a propaganda da JS por achar que não fala verdade!
Não fala verdade sobre o Metro. Não fala verdade porque esconde as responsabilidades do governo PS nesta matéria.
Não fala verdade sobre os Paços do Concelho porque esconde que os Vereadores do PS passaram um cheque em branco ao aprovarem a localização na "zona do catulo" e, como na altura foi muito bem explicado, a "zona do catulo" incluía os parques e o quarteirão da antiga serração.
Na altura fui o único a votar contra esta aberração na Assembleia Municipal da Trofa, por isso falo com propriedade e com legitimidade política!

Sobre os "cargos" ou as habilitações dos dirigentes da JS, devo dizer-lhe que é assunto que não me interessa.

Contudo, acho relevante que, tal como o seu colega Marco Ferreira, não tenha comentado as críticas políticas que fiz!

Por fim, discordo da separação entre PS e JS. Tal como PCP e JCP não são independentes, a JCP é autónoma do PCP, mas não independente.
Não será justo responsabilizar a JS pelas políticas desastrosas deste governo para a Juventude? Claro que tem responsabilidades! Até tem dirigentes da JS na Assembleia da República a dizer "amém" ao Porta 65 e ao fim do crédito bonificado para os jovens, a apoiar a elitização e privatização do ensino e a diminuir progressivamente a acção social escolar, a criar medidas para se acabar com a estabilidade no emprego para as jovens gerações, entre muitas outras malfeitorias.

Marco Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco Ferreira disse...

Gostava apenas de referenciar que o Jaime Toga não está plenamente informado do papel que a JS teve no processo do Porta 65. Se é verdade que a inicio o Porta 65 tinha muitas lacunas, também é verdade que a JS interpelou o governo de maneira a torna-lo um bom contributo para emancipação jovem.

Em meu nome pessoal terei todo o gosto em conversar consigo numa próxima assembleia municipal onde eu terei todo o gosto em estar presente e verificar o seu contributo para a construção de uma Trofa mais jovem.

Cumprimentos de um jovem de Esquerda,
Marco Ferreira

Jaime Toga disse...

No próximo artigo de opinião n`O Noticias da Trofa abordarei a questão da Habitação e do atentado à juventude que este governo está a promover.

Anónimo disse...

Caro Jaime Toga, como JS apenas pretendemos suscita a discussão publica , a inovação, a participação dos jovens na politica e não restringir a politica a uma sala de reuniões ou a uns blogs mais ou menos aborrecido.
A JS trofa esta cada vez mais forte, mais capaz, mais critica
e se for preciso criticar o PS aqui estaremos.
Somos jovens, temos ideias e seremos cada vez mais nós mesmos. O debate furtasse-se, e só o facto de estarmos a trocar opiniões e sinal que estamos no caminho certo.